segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Semelhança entre órgãos e alimentos

Já conhecia este texto e hoje descobri que minhas amigas lindas (Karla e Luisa) publicaram no blog do LU então não vou re-postar aqui pq está LINDO lá na página delas, vejam pelo link acima que vale muito a pena !!!

Blog do LU


Tb pode ser lido no blog SAÚDE VERDE LIMÃO:

domingo, 2 de janeiro de 2011

Quantas mudanças !!!

Chegou 2011 !!!

Na hora de fazer aquela 'revisão' de tudo que se passou no ano anterior, das coisas boas e ruins que aconteceram e botar na balança os feitos, avanços, vitórias e conquistas, felizmente no ano de 2010 para a Caroline estes foram a maioria... e isso deve ser muito COMEMORADO pois me lembro de anos que não foram assim tão positivos.

No ano de 2010 a Caroline estudou na mesma escola, com a mesma psicóloga, mesmas O.P. e O.E. (orientadoras pedagógica e educacional), mesma 'rotina' e amigos, ambiente, etc... isso facilita MUITO no caso dela e desde o início do ano a O.E. se preocupou em 'cuidar' que ela ficasse na sala da professora mais 'adequada', escolheu a 'professora auxiliar' (santa Fabiane) com todo o cuidado para que a mesma pudesse dar o 'apoio' que a Carol precisa sem contudo dar um atendimento diferente ou especial... enfim, depois de 3 anos na mesma escola e de todo meu trabalho (alguns podem dizer intromissão) na escola no sentido de dar orientação, emprestar livros, matérias de revistas, apostilas, enfim tudo que tinha sobre asperger, autismo, educação especial e coisas afins, os frutos puderam ser COLHIDOS e  foi um ano ótimo.

Na última reunião do ano me deparei com um boletim onde a menor média dela foi 8,5... com direito a fechar o ano com 10 em duas matérias... e durante o ano muitas surpresas BOAS tb vieram, ela está aprendendo a controlar a ANSIEDADE e a reconhecê-la... ensinei maneiras dela se acalmar qdo. sente qua a ansiedade está tomando conta e é muito bonitinho e até engraçado quando ela me fala: "Mãe, acho que estou ficando ansiosa"  ou  "O que eu faço pra não ficar ansiosa" ?

Tb estamos trabalhando juntas (eu e as profissionais da escola) para aumentar sua autonomia e independência, ela ainda receia muito fazer as coisas sozinha ou 'tentar' algumas tarefas, mas está indo bem melhor...

Pensando em tudo isso e em QUANTAS coisas ela SUPEROU este ano, não devia ser de surpreender EU ter passado as últimas horas do dia 31/12 pintando as unhas dela da mesma cor das minhas (brancas) a pedido dela... nem tampouco termos ido para o centro da cidade onde os fogos iam ser lançados para VER e OUVIR a bagunça... mas foi uma surpresa agradável !!!

E ela curtiu... do jeitinho dela, mas conseguiu permanecer alí por mais de 10 min. vendo os fogos sem mêdo e ouvindo aquele barulho que em anos anteriores era INSUPORTÁVEL para ela... me lembro de quando passava os primeiros 10 minutos do NOVO ANO com as mãos tampando os ouvidos sensíveis dela e torcendo para que aquilo acabasse logo e fico FELIZ de ter iniciado este ano de forma 'tão diferente'... ahhh, tb não tivemos 'crises' nem 'descontroles' nas festas de fim de ano... BOM DEMAIS isso... só quem tem um filho autista entende o quanto isso significa.

Então, que venha 2011 pq ELA PROMETE ser ainda melhor !!!