domingo, 2 de janeiro de 2011

Quantas mudanças !!!

Chegou 2011 !!!

Na hora de fazer aquela 'revisão' de tudo que se passou no ano anterior, das coisas boas e ruins que aconteceram e botar na balança os feitos, avanços, vitórias e conquistas, felizmente no ano de 2010 para a Caroline estes foram a maioria... e isso deve ser muito COMEMORADO pois me lembro de anos que não foram assim tão positivos.

No ano de 2010 a Caroline estudou na mesma escola, com a mesma psicóloga, mesmas O.P. e O.E. (orientadoras pedagógica e educacional), mesma 'rotina' e amigos, ambiente, etc... isso facilita MUITO no caso dela e desde o início do ano a O.E. se preocupou em 'cuidar' que ela ficasse na sala da professora mais 'adequada', escolheu a 'professora auxiliar' (santa Fabiane) com todo o cuidado para que a mesma pudesse dar o 'apoio' que a Carol precisa sem contudo dar um atendimento diferente ou especial... enfim, depois de 3 anos na mesma escola e de todo meu trabalho (alguns podem dizer intromissão) na escola no sentido de dar orientação, emprestar livros, matérias de revistas, apostilas, enfim tudo que tinha sobre asperger, autismo, educação especial e coisas afins, os frutos puderam ser COLHIDOS e  foi um ano ótimo.

Na última reunião do ano me deparei com um boletim onde a menor média dela foi 8,5... com direito a fechar o ano com 10 em duas matérias... e durante o ano muitas surpresas BOAS tb vieram, ela está aprendendo a controlar a ANSIEDADE e a reconhecê-la... ensinei maneiras dela se acalmar qdo. sente que a ansiedade está tomando conta e é muito bonitinho e até engraçado quando ela me fala: "Mãe, acho que estou ficando ansiosa"  ou  "O que eu faço pra não ficar ansiosa" ?

Tb estamos trabalhando juntas (eu e as profissionais da escola) para aumentar sua autonomia e independência, ela ainda receia muito fazer as coisas sozinha ou 'tentar' algumas tarefas, mas está indo bem melhor...

Pensando em tudo isso e em QUANTAS coisas ela SUPEROU este ano, não devia ser de surpreender EU ter passado as últimas horas do dia 31/12 pintando as unhas dela da mesma cor das minhas (brancas) a pedido dela... nem tampouco termos ido para o centro da cidade onde os fogos iam ser lançados para VER e OUVIR a bagunça... mas foi uma surpresa agradável !!!

E ela curtiu... do jeitinho dela, mas conseguiu permanecer alí por mais de 10 min. vendo os fogos sem medo e ouvindo aquele barulho que em anos anteriores era INSUPORTÁVEL para ela... me lembro de quando passava os primeiros 10 minutos do NOVO ANO com as mãos tampando os ouvidos sensíveis dela e torcendo para que aquilo acabasse logo e fico FELIZ de ter iniciado este ano de forma 'tão diferente'... ahhh, tb não tivemos 'crises' nem 'descontroles' nas festas de fim de ano... BOM DEMAIS isso... só quem tem um filho autista entende o quanto isso significa.

Então, que venha 2011 pq ELA PROMETE ser ainda melhor !!!

10 comentários:

  1. Que gostoso poder saber tudo isso! Fico orgulhosa de voces duas!
    Beijos carinhosos,
    Su

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha
    foi prazeroso saber de vocês duas. Muitas vezes, a superação ajuda-nos a criar e vencer outras etapas que virão. A comemoração de coisas boas cria novas energias e cada passo se torna importante para o futuro que irá começar.
    Parabéns para você e a Caroline.
    beijos querida!
    silvania

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha...
    Parabéns querida...eu sempre achei que vc tinha um dom especial de levar confiança e segurança para quem te rodeava...pois sempre que caia, dava a volta por cima e seguia em frente....a Carol é um anjo de muita sorte por ter uma mãe tão determinada e apaixante como vc...Com certeza 2011 será um ano de muitas vitórias para vcs duas..bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz com esse progresso, feliz pelas duas :)

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    Fico muito feliz, que Deus abençoe sempre
    a vida de vcs:) bj

    ResponderExcluir
  6. Oi! Saudades de voce amiga!
    Não sabia do seu blog :( descobri lá no blog da Karluiza.
    Bom ter notícias, que linda esta a Carol e que grande o Lucca, enchem de orgulho esta tia virtual. Os progressos sao muitos e merecidos. Minha luta com a mi ainda e a escola, ela ainda não esta alfabetizada sandrinha, e não tem sido fácil! Mas também temos tido muitos avanços :) um beijim proces com muito amor! Cris e Milena

    ResponderExcluir
  7. Oi San que delicia, esta foto esta linda !


    Parabens pelas conquistas, como diria um sabio: conta tias bençãos!

    Beijos


    Com amor

    ResponderExcluir
  8. SANDRA!

    COMPARTILHO E DESEJO CONHECER CADA VEZ MAIS DA TUA VISÃO SOBRE O AUTISMO. DÁ UMA OLHADA NESTE ARTIGO E ME DIZ O QUE TU ACHA.
    http://vozdapsicologia.blogspot.com/search/label/Autismo

    ABRAÇO,
    PAULO.

    ResponderExcluir
  9. Descobri a sindrome de asperger através do seu site há uns 12 anos atrás. Foi o início da nossa caminhada em busca de resultados. Hoje meu filho está com 20 anos, cursando jornalismo e muito bem. Você foi muito importante em uma época que pouco sabíamos acerca do tema. Muito Obrigada!!!!!!!!!!!!
    Denise Moura( denisemoura64@gmail,com )

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Sandra,
    Gostaria muito de entrar em contato contigo sobre o DVD autismo o musical, sou mãe de um garotinho de 3 anos e meio que tem autismo e seria de muita ajuda aqui para divulgação até mesmo para os familiares, amigos e todos que participam dessa jornada.
    Vc está vendendo?Qual o valor.
    Desde já agradeço de todo coração a atenção.
    Katinha e família.
    khrisbarreto@gmail.com

    ResponderExcluir